Tuesday, February 07, 2006

PostCrossing

O PostCrossing é um dos meus passatempos...
Ou uma forma de conhecer sítios por esse mundo fora, através de postais.

A ideia é simples: registamo-nos no site, pedimos ao Sistema para enviar um postal (normal, em cartão, ou feito por nós a partir de uma fotografia ou qualquer outra coisa) e é-nos enviada uma morada para o email com que nos registámos. Escrevemos o que quisermos no postal (desde falar sobre o local onde vivemos a dizer quantos animais de estimação temos, ou simplesmente perguntar se está de chuva ou se faz sol), e não nos podemos esquecer de escrever a PostCard ID (uma coisa do género, "PT-1234", em que as duas primeiras letras são do código do país de origem e os números correspondem aos postais enviados a partir desse país). Enviamos o postal por correio normal (snail mail, como algumas pessoas lhe chamam, dada a lentidão do serviço comparativamente ao e-mail), e esperamos que a pessoa registe o nosso postal quando lhe chegar às mãos (graças à PostCard ID). Nessa altura o Sistema sabe que o nosso postal chegou, e ingressamos numa lista dos utilizadores que vão receber postais a seguir. Quando outra pessoa (que não a mesma a quem enviámos o nosso postal) pedir ao Sistema para enviar outro postal, a nossa morada é enviada apenas a essa pessoa, e ela envia-nos um postal, com a sua própria postcard ID. Quando recebemos um postal, vamos ao site registar a ID que vem lá escrita, e a pessoa que nos enviou vai para o fim da lista de pessoas que vão receber um postal a seguir.

Com isto faz-se um ciclo, em que recebemos pelo menos um postal por cada um que enviamos, já que quando há mais pessoas a pedir para enviar um postal e a lista das que vão receber já não tem ninguém, o Sistema escolhe um utilizador ao acaso (de outro país que não o da pessoa que envia) e daí podemos receber mais postais do que os que enviamos. Isto, claro, em teoria, pois às vezes os postais perdem-se, ou porque as moradas são ilegíveis, ou porque se estraviam no transporte. Mas isso ainda não me aconteceu (e espero que não aconteça!), e já estou nisto desde o início do ano (2006).

Qual o objectivo?

Bem, para pessoas como eu (e a maioria dos membros do PostCrossing), que gostam de conhecer outros locais do Mundo e manter contacto com outras pessoas de outras culturas, com outras ideias, este projecto é ouro sobre azul, como se costuma dizer.
Com o PostCrossing podemos manter contacto com as pessoas que nos enviam postais, bem como aquelas a quem nós enviamos. Às vezes não voltamos a falar com elas para além de uma ou duas mensagens, mas outras vezes vamos trocando ideias sobre o que quer que nos apeteça, e podemos perguntar coisas sobre a cidade ou país da outra pessoa. É, assim, uma boa maneira de conhecer outros locais deste Mundo, que tem ainda tanto para ser explorado...

Com isto dou a conhecer o projecto, partilhando-o com outros que podem também querer tornar-se PostCrossers! Aconselho vivamente!

Ainda hoje recebi mais um postal, da Grã-Bretanha. :)

Aqui fica o meu mapa relativo a hoje:



Até agora enviei 10 postais (trajecto a vermelho no mapa) para: Rússia, Canadá, Alemanha, Estados Unidos da América (3), Noruega, Brasil, Nova Zelândia e Finlândia, e enviei mais cinco que ainda não chegaram aos destinos; recebi 7 (viagem a azul no mapa) de: Grã-Bretanha (2), Estados Unidos da América (3), Alemanha e Finlândia!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home