Friday, August 11, 2006

Serra d'Ossa (era uma vez)

Antes de mais, quero dizer que estou bem, e que não ardeu nada das minhas coisas. Já tive telefonemas, e-mails, comentários aqui no blog, tudo a perguntar como eu estava. Obrigado pela preocupação... fiquem descansados, estou bem (de saúde).

De facto, não estive no Redondo quando esteve tudo negro (literalmente!), pois fui passar uns dias a casa da minha irmã (perto de Sintra). Fui na segunda de manhã, e quando cheguei a Lisboa ouvi dizer que havia fogo na Serra d'Ossa. Fiquei preocupado, claro, já que nunca tinha havido incêndios na Serra desde que me lembro (ou melhor, nada de preocupante, como aconteceu desta vez), e a maioria das pessoas cá do Redondo dizem que não se lembram de nenhum incêndio preocupante ali; até porque havia uma delegação da Portucel, que tinham bombeiros deles sempre ali, e acabavam com qualquer problema rapidamente. Só que este ano terminou um contracto de 50 anos que a empresa tinha de exploração da Serra... (hem, hem?)

Voltei ao Redondo hoje. Mas foi uma aflição, enquanto estive longe, quase pior do que se estivesse aqui, já que cá estava a par de tudo, e em Sintra só sabia novidades através da Sic Notícias com pouca periodicidade.

Cinco dias de tristeza chegaram para ver desaparecer o pulmão verde desta zona. Primeiro, Estremoz, Borba, Alandroal, depois aqui mais perto do Redondo. A Aldeia da Serra, do nosso concelho, teve de ser evacuada (bem, houve planos para isso mas as pessoas preferiram ficar, ao que sei). Todas as noites tem havido reacendimentos, parece que hoje já está (passou agora aqui na rua uma amigo meu que é bombeiro e foi o que disse).

Hoje quando cheguei vi as montanhas negras, ardidas, tristes, sem vida. Nem quero imaginar o que foi dos animais. Javalis e águias, estas que vieram da zona do Alqueva quando lhes inundaram a casa, não sei o que foi deles. Casas, terras, tudo. A Serra ardeu. Cinco dias de angústia e grande preocupação tanto cá como eu lá mais longe.

Todos os anos se repete o mesmo filme (como no Natal, quando as televisões passam sempre o Sozinho em Casa), no verão é o dos incêndios. Este ano vi-o perto de mais do sítio onde vivo, e é muito mau. Espero que os incendiários sejam apanhados... calor sempre houve e os incêndios são cada vez mais, por isso não me contem histórias.

3 Comments:

Blogger Taina said...

Sei o que sentes... Há 2 anos vi o fogo demasiado perto de minha casa... pq tb eu tenho mata nacional junto de mim, e de facto todos os anos se repetem dias tristes.

Há dois anos ardeu tanto, que qd passei nessa zona, castanha e laranja das carumas ardidas, era uma beleza tão macabra que nem sei descrever.... dói mt ver o sitio que sempre conhecemos como verde e cheio de vida desaparecer pq alguém se lembrou disso.

O ano passado tivémos mais sorte, e por enquanto não tem havido grandes incêndios. Mas se bem conheço a maldade das pessoas...n tardará a haver.

Ainda bem que está tudo bem contigo. Coragem.

August 12, 2006 7:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ainda bem que está tudo bem contigo. Estava preocupada, mesmo sabendo que provavelmente não estavas por perto... Ainda tenho "cicatrizes" do incêndio no Ingarnal há dois anos, por isso sei que mesmo a distância dói (se calhar ainda mais, por estarmos sem saber) bestes casos.

August 14, 2006 9:29 PM  
Blogger Dulce said...

Olá!
Não falo do fogo, realidade que conheço infelizmente muito bem.
Foi um prazer ler-te em diagonal, e vou voltar. Conheço o Redondo muito bem. Tenho inclusivé uma amiga daí. Estudei em Évora cinco anos. Gosto de gatos...
Não queres visitar o meu blog?

August 24, 2006 11:07 PM  

Post a Comment

<< Home