EAG: Dia 1
Dia 1 da 3ª Escola de Astrofísica e Gravitação do Técnico (EAG 2006):
Em apenas quinze horas aprendi muita astrofisica, alguma física clássica, princípios de mecânica quântica, teoria de cordas, estrelas, galáxias, o sistema solar (muito para além dos limites que eu conhecia). Asteróides, a Nuvem de Oort, Cometas, Planetas, Plutão, Ceres, tanto! E foi apenas o primeiro dia.
À noite foi o melhor! Observações no Telescópio do Instituto Geográfico do Exército, uma daquelas grandes máquinas que vemos nos filmes, com uma cúpula que albergou todos os alunos e os instrutores. Um telscópio muito potente, mais do que qualquer um dos que já tinha visto. A Lua, Vega, M13, M31, Albireo...
Ouvir histórias de perseguidores de eventos astronómicos. Alguém que foi atrás do Eclipse total do Sol, no Cairo (Egipto), e ver as fotografias tiradas pelo próprio. Descrições pormenorizadas das fotografias, como que legendas, "esta é a mais parecida com o que realmente vi, mas estava tão atarantado com a visão que nem quis saber de fotografar decentemente".
Histórias também de quem foi para o Hawaii fazer observações astronómicas. E saber, mesmo quase no fim da noite, que a Professora é do Redondo, onde os pais passam férias (na rua que fica paralela à minha), saber que é sobrinha do Hernâni Cidade, a personalidade importante lá da terra que até deu nome à minha escola.
Pena não ter levado máquina fotográfica... mas para a próxima levo!
E amanhã há mais!
1 Comments:
Que espécie de invejazinha me invadiu! Que saudades de aprender, de ter o coração e os olhos e os ouvidos atentos e deslumbrados!
Post a Comment
<< Home