Monday, June 22, 2009

Portal de Oncologia Português

De cienciahoje.pt ( http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=32628&op=all )

Portal Português de Oncologia já está «on-line»
«Site» disponibiliza informações para público em geral e profissionais de saúde
- 2009-06-19

Foi ontem lançado o POP - Portal de Oncologia Português e Publicação Oncológica Portuguesa. Este projecto tem duas vertentes: a de portal informativo e a de publicação de âmbito científico. O coordenador do conselho científico do POP, o médico Mário Bernardo, acredita que “este projecto vai preencher um espaço que existe na sociedade portuguesa” com a disponibilização de informação “correcta, actualizada e preparada por profissionais de saúde”.

O POP pretende tornar-se como um projecto de referência na Oncologia Portuguesa. Disponibiliza diariamente informação pertinente sobre Oncologia para qualquer utilizador e contém também um espaço de acesso restrito a profissionais de saúde contendo informação relevante sobre novidades terapêuticas, protocolos de diagnóstico e de tratamento, agenda de congressos e ainda diversos «links» de instituições de Oncologia, nacionais ou estrangeiras.


A informação disponibilizada é bastante abrangente. Qualquer utilizador pode recolher informações sobre o cancro e os seus diferentes tipos, havendo aqui um destaque para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento (e os respectivos efeitos secundários) e o prognóstico.

São também apresentados elementos relativos à legislação e aos direitos dos doentes, os principais serviços e instituições relacionadas com a doença oncológica e as diferentes ONG’s com acção nesta área, nomeadamente os grupos de sobreviventes.

Quanto à publicação, trata-se de uma revista de índole científica, destinada a todos os que lidam com Oncologia e que dá voz a todos os profissionais de saúde que intervêm nas suas diversas áreas.

Nesta revista serão publicados artigos originais de investigação, artigos internacionais seleccionados e comentados por líderes de opinião nacionais, casos clínicos, testemunhos de profissionais da comunicação e de doentes, bem como entrevistas a pessoas com perfil de relevo na vida portuguesa que possam influenciar ou melhorar o tratamento do doente com cancro em Portugal.

É uma publicação trimestral disponibilizada simultaneamente em papel e on-line. "Desde há bastante tempo que muitas das pessoas ligadas à Oncologia sentem, no espaço da Internet, a falta de um instrumento de informação abrangente nesta área. A maioria dos muitos sites disponíveis destina-se só a um grupo-alvo (doentes ou profissionais de saúde) e, muitas vezes, apenas a um tipo de cancro”, considera Mário Bernardo.

---------

Sem dúvida, uma iniciativa útil. http://www.pop.eu.com/home.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home