Banho
Estivemos a dar banho ao Banshee há cerca de três quartos de hora... depois, secar, fazer muitas festas, secar, pentear, secar. Agora está ao meu colo a acabar de enxugar, e a ouvir Sara Tavares. :)
É o que tento ser nesta fase da vida...
Estivemos a dar banho ao Banshee há cerca de três quartos de hora... depois, secar, fazer muitas festas, secar, pentear, secar. Agora está ao meu colo a acabar de enxugar, e a ouvir Sara Tavares. :)
Dia de anos da sister... Muitos parabéns!
A M. foi hoje (pela segunda vez) à PetFIL, e não resistiu aos maravilhosos seres que lá encontrou... está viciada: agora, para além do Banshee, temos uma rata - hamster! - que chegou antes do jantar. O quarto dela já parece um jardim zoológico...
Neste momento estou a escrever com os dedos meio doces, da batata quente assada que arrefece à minha frente, entre fazer exercícios para um teste que chega já segunda-feira e a cama, que já está a chamar por mim. Adivinha-se (mais) um semestre difícil. Mas pelo menos tenho a batata esta noite :)
Hoje, quando vinha na auto-estrada (para Lisboa) reparei que havia uma mudança num anúncio que estava num campo perto da estrada. Perguntarão vocês, "porque raio é que ele se lembra de um anúncio?". Há uma explicação: o outdoor, que tinha escrito "Vendem-se Burros (telefone)", tem agora informação sobre "Barcos"... esta mudança deve-se, seguramente, à evolução da tecnologia. E agora estão alguns barcos expostos na relva do campo; apesar de nunca lá ter visto os burros antes. Talvez sejam influências do suposto turismo que o Alqueva há-de proporcionar. Pergunto-me o que terá sido feito dos burros...
Soube agora que não é possível para quem não aderiu ao blog-beta escrever comentários no meu blog (no meu e no de toda a gente que aderiu ao beta...).
Regresso às aulas, reencontro com os amigos que por cá conheci, ainda algum tempo para nós. Para a semana, começa a luta a sério...
Afinal, temos (sempre tivemos, na verdade, embora sem saber) *um* - e não uma - Banshee. Gargalhada do pessoal lá de casa, claro, quando a M. voltou do veterinário e nos contou a novidade.
A 3ª Escola de Astrofísica e Gravitação (3EAG) do IST 2006 terminou ontem.
Acabados os cursos de base (ontem), hoje iniciámos o curso avançado sobre Cosmologia Quântica e o curso especial sobre Nanotecnologias. O primeiro teve muita física teórica e, por isso e por eu saber pouco sobre o assunto, não consegui seguir o raciocínio muito bem. De qualquer forma, o problema gira à volta das teorias físicas de gravitação: relatividade e mecânica quântica, os limites onde se podem usar e a vontade de perceber como as coisas realmente acontecem. O segundo (nanotecnologias), por estar mais relacionado com a área da Engenharia Biomédica, captou muito o interesse geral e o meu em particular. Fui introduzido ao tema, que é substancialmente diferente de microtecnologia, a qual já é utilizada em todos os computadores e aparelhos eectrónicos modernos. Muita previsão e imaginação... e esperança, sempre à procura de soluções para problemas a uma nano-escala (neste caso) ou macro-escala (no caso do universo)...
Hoje aprendi um pouco sobre supor-novas, buracos negros, dimensões extra que podem revolucionar a física que conhecemos (com o LHC, de alhuma forma de não conheci bem).
Hoje não houve observações, mas houve muita Física. Apesar de já ter lido alguma coisa (mais do que a maioria das pessoas, já que o assunto desde cedo me interessou), aprendi hoje coisas que nunca tinha imaginado. :)
Dia 1 da 3ª Escola de Astrofísica e Gravitação do Técnico (EAG 2006):