Friday, November 24, 2006

Acreditar

Hoje, só consegui porque acreditei. Para quem conhece o percurso IST -> Sete Rios/Estação Rodoviária, confirme se não foi uma correria...

15:37 - saio da reunião. Penso "já não apanho o expresso das 16h, mas vou para a estação. Com sorte, há um atraso, e até dá."
15:42 Estação de metro do Saldanha, carregado com o malão e pingando por todos os lados com a tromba de água que levei em cima (amanhã logo vejo se deu em constipação).
15:45 Chega o metro. Picoas. Marquês. Trocar para a linha azul.
15:48 Cais azul do Marquês. "Raios, o metro não chega! Se chegasse agora, e se eu corresse muito, conseguia apanhar o das 16h!"
15:50 O metro chega. Entro. "Vá lá, depressa... só preciso de correr e de sorte."
15:52 Parque
15:53 S. Sebastião. "Já não deve dar. Mas tento. Tento sempre."
15:55 Praça de Espanha. Apita pela terceira vez e fecha as portas...
15:57 Jardim Zoológico/Sete Rios. Finalmente. Agarro na mala, corro por ali fora até encontrar escadas. Rolantes e não rolantes, é sempre a subir. Correr mais. Estação Rodoviária.
15:59 Fila dos bilhetes. "Desculpe, importa-se de me deixar passar à sua frente porque o meu autocarro é às quatro?" (claro, faça favor... aqui está a sorte. A corrida já tinha sido).
16h00 É... um... bilhete... pra... Évora... *suspiro* respirar* com cartão... d'estudante. Um sorriso da senhora da bilheteira. "Teve sorte", diz ela. Sorrio, agarro no bilhete e corro para o autocarro. Pôr a bagagem, entrar, sentar. Aaahhhhhhhhhhhhhh.

Quando acreditamos, é possível.

* mas não volto a fazer muito mais destas... só eu sei a canseira que apanhei, ainda por cima com o temporal que estava...

Night

Ontem, passeio a um bar nas docas. A 25 de Abril iluminada do lado de fora brindou-nos com uma noite chuvosa mas muito divertida. Gostei, e havemos de repetir (quando o trabalho deixar uma aberta... ou quando nós a abrirmos). ;)

Depois, dormir em casa da L. as poucas horas até arrumar tudo, entrar no carro e prosseguir para a cirurgia.
Terminada, rumo ao Técnico. Casa. Deixar mala, pegar na mochila. Aulas. Almoço em meia hora, ir para casa arrumar a mala (para vir passar o fim de semana ao Redondo, pois!) na outra meia hora. Reunião (assuntos do laboratório). Correr à chuva, tomar banho na rua com a água que caía... o guarda chuva já era, o vento foi mais forte. Metro. Correr mais. Autocarro. Dormir. Évora. Redondo.
Casa.

Pass

Parabéns, Ana Rita!

É sempre em frente (às vezes têm de se contornar obstáculos)... não pares!

Cirurgia

Desde o primeiro ano que andamos para ir assitir a uma cirurgia... alguns professores (da FML) são cirurgeões, por isso temos algumas possibilidades de poder ver como são as operações. Ao vivo (espera-se!).

Foi hoje.

Dois anos depois das primeiras ideias e "ah, era giro, temos de ver disso", lá fizemos por marcar e ir mesmo.

Eu e a M., vestidos à maneira*, entramos no bloco. Os médicos nem sequer eram nossos professores, mas fomos autorizados a assistir - "mas não toquem em nada que seja um pano azul ou verde". Cumprimos.

Foi uma cirurgia não muito demorada, correu bem. Não vou avançar detalhes. Só acrescento que gostei da experiência (não que o quisesse fazer todos os dias, longe disso, mas foi bom ver de perto), não me fez impressão ver tudo (tudo...) o que era vísceras dentro (e/ou fora) do doente, e fez com que refizesse a minha imagem mental de cada órgão, da cor, do aspecto, do tamanho... tudo. Aprende-se muito com a experiência. Desta vez, como espectadores, aprendemos o suficiente para darmos outro valor à vida, à medicina, à biomédica, ao trabalho.

Bem, e tenho de ir... ao trabalho!

* vestidos à maneira, não a la Prada... fotografia disponível (talvez, um grande talvez) em breve.

Labels: , ,

Wednesday, November 15, 2006

Apresentação

Hoje tive uma apresentação de um artigo, para a cadeira de "Mecanismos Gerais da Doença". Calhou-nos falar sobre um estudo aleatório de quimioterapia em doentes com cancro epitelial ovárico. Tema delicado... mas o trabalho correu bem. Deram-nos os parabéns e tudo (twice!) :)

De manhã, experiência laboratorial. Agora tenho mais uns artigos para ler... já não me lembrava como era (re)começar. Enfim...

E amanhã (tal qual "pitada de sal", para finalizar), teste de Mecânica Quântica. Ai, desta é que a porca torce o rabo.

Saturday, November 04, 2006

Hábitos

Ontem, na viagem Lisboa->Évora, estavam dois eborenses na fila de bancos atrás do meu, e não pude deixar de ouvir partes da conversa (OK, podia não ter ouvido, mas o meu lado cusco obrigou-me).

"Então, estás a gostar?" perguntava um (que, percebi depois, também estuda no Técnico). "Da faculdade, sim, de Lisboa é que não", dizia outra. "Não me consigo habituar à confusão, aos transportes, a tanta gente, a demorar tanto tempo para ir de um sítio ao outro".
E o primeiro: "Ah, eu cá estou a gostar, mas ainda não andei muito por Lisboa porque tenho andado ocupado".

Ao ouvir esta pequena parte da conversa, tive de sorrir duas vezes: uma, porque ao contrário da rapariga, habituei-me facilmente à vida na cidade grande (por oposição ao que estava habituado), e agora já me faz confusão estar longe da cidade movimentada (quando estou de férias, por exemplo). A outra foi por causa da última frase do rapaz: confirma-se mesmo que já anda cheio de trabalho... pensei para mim, "Bem-vindo ao Técnico". :)