Monday, February 27, 2006

Séries de televisão

Estou desiludido: Alias (A Vingadora), que vai na quinta série nos Estados Unidos, teve o seu último episódio em Dezembro, e ao contrário do que estava previsto, a volta não vai ser em Março, mas apenas no fim de Abril (como até diz num fan-site, Alias-TV.
Não podia ser pior! Eu que esperava que o episódio 5.10 surgisse no dia 2 de Março (como estava calendarizado), descobri hoje que a série só vai voltar ao écran da ABC no dia 19 de Abril! Para alguém como eu que tanto aprecia a série, isto não é justo!!

Bem, por agora resta-me ver CSI e Lost (cuja segunda série começa amanhã na televisão portuguesa). Apesar de não ter visto todos os episódios da primeira série, dos que vi tenho gostado da evolução, pelo que vou tentar seguir esta segunda série mais de perto.

Também amanhã vai dar num canal de cabo português o famoso episódio de CSI (o último da quinta série) realizado pelo Tarantino (e com duas horas!), "Grave Danger". Tenho um ultimato para o ver da parte de várias pessoas fanáticas pela série... se não conseguir ver amanhã, já tenho a promessa de me emprestarem uma gravação :)

E depois há a série '24', que ando para começar a ver há bastante tempo. Eu e os meus amigos oferecemos o DVD da primeira série ao L. no último aniversário dele... agora vou requisitá-lo emprestado para me introduzir à série, que ao que consta é muito boa.

Com tudo isto, só há uma conclusão: é bom (ainda) não ter muito trabalho por esta altura... o pior é que ele não vai tardar a surgir, e depois as séries ficarão para segundo ou terceiro plano... :P

Saturday, February 25, 2006

Primeira semana

A primeira semana de aulas deste segundo semestre já passou... aproveitei-a bem, diga-se de passagem! Mas quem estuda no Técnico sabe que se não se sai (ou passeia) na primeira semana do semestre, já não se sai... a partir daqui, o trabalho vai aumentar exponencialmente. Acho que este vai ser um dos semestres mais trabalhosos, quanto mais não seja porque temos duas cadeiras com laboratório (para o qual temos de fazer relatórios periodicamente), uma em que temos de preparar artigos para as aulas, e as outras é bom fazermos exercícios em casa ou poderemos não passar...

E apesar de ainda não saber todas as notas finais do semestre passado, já sei que passei a todas as cadeiras, o que já não é mau...

Esta semana, entre outras coisas, fui com alguns amigos ao Hard Rock Cafe Lisbon, um sítio que é para muitos turistas um 'must-visit' e onde eu nunca tinha estado. Gostei bastante do ambiente (apesar do DVD com um concerto da Tina Turner que estava a passar naquela noite, e dos preços, que... podiam ser mais apetecíveis), e certamente é um bom sítio para passar uma noite animada.

Agora estou de volta ao Redondo, onde se fazem os últimos preparativos para os habituais (senão tradicionais!) desfiles carnavalescos ao domingo e terça-feira de Carnaval, com grupos organizados e muita animação. Pelo meu lado, não sou grande apreciador desta época carnavalesca, mas lá vejo os desfiles (que ainda por cima passam na minha rua).

E esta semana foi uma Mail-Week... recebi quatro postais do PostCrossing e outro de agradecimento (em resposta a um que enviei através do PostCrossing). Aqui ficam as fotografias em miniatura... :)












(Este é o de agradecimento, não oficialmente do PostCrossing):


Tuesday, February 21, 2006

Re-começar

Novo semestre.
Novas cadeiras.
Novos professores.
Novo horário.

Estava a gostar até aqui chegarmos... o horário é que não presta mesmo nada. Para além disso, o Fénix (serviço de gestão online do Técnico) enganou-se com o horário da minha turma e agora temos de o andar a mudar. Para além disso, só hoje já depois das cinco da tarde é que soubemos a que horas temos aula amanhã (e todas as quartas-feiras) na Faculdade de Medicina.
Com este problema da incerteza do horário ainda não consegui marcar o dia e hora que vou para o Laboratório de Investigação... e isto é o que mais me irrita, porque estou com muita vontade de regressar ao estágio. Ah, e ontem e hoje fui assistir à defesa das Teses de Doutoramento de duas meninas lá do Lab (Parabéns!), que agora já são sô toras.

De resto, ainda me estou a re-habituar às aulas...

PS: gosto do Google temático.

Sunday, February 19, 2006

Férias: adeus, até Agosto!

Pois é. Despeço-me hoje da semana de férias. Só volto a ter férias a sério em Agosto. Aliás, esta semana nem foram férias a sério. Mas deu para descansar e aproveitar estar no Redondo por mais de dois dias seguidos... :)

Acabei de ler O Segredo de Chimneys de Agatha Christie há pouco. Gostei do livro, especialmente do tipo de sociedade dos anos 20 ingleses e de todas as cortesias da época. O final foi cómico, inesperado (sim), mas um tanto ou quanto... teatral demais. Quem ler o livro, perceberá. :)

Será bom regressar amanhã! Já começava a estar farto da pasmaceira alentejana... gosto muito de cá estar, mas uma semana é suficiente para recarregar baterias.

Avizinha-se mais um semestre trabalhoso (já vou estando habituado), para o qual tenciono dedicar-me com mais afinco do que este que passou. Ainda não sei os resultados todos, mas não foram os melhores. Mais trabalho, é o que incentivo a mim mesmo.

Friday, February 17, 2006

Mail Day

Adoro receber correio... e com o PostCrossing tenho recebido um postal quase todos os dias (quando não são dois, como hoje!).

Hoje recebi um do Reino Unido, com a Tower Bridge e o Big Ben:




E também recebi um da Finlândia, lindo, e a rapariga que mo enviou conta uma história que achei muito gira: Aurora Borealis is called revontulet, the fox's fire in Finnish, 'cause it was believed they were born when a fox waved its tail on the fells... é esta a magia do PostCrossing! :D



Links para outras fotografias da Aurora: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6.

Thursday, February 16, 2006

Flickr com postais novos

Andei a fazer uns uploads de fotografias de postais para o meu álbum no flickr.
Podem ver o meu set postcards que tem todos os postais. Como já tinha dito, os que recebo estão aqui e os que envio, aqui.

Deixo imagens de alguns, que acho que valem a pena, e que mostram como é giro o PostCrossing!

Recebido da Finlândia, caricaturando a tradicional 'sauna'. :)


Recebido do Maine, Estados Unidos da América, com fotografias de oito faróis ao longo da costa daquele Estado.

Este é um postal... especial, já que é feito em cortiça. Retrata a Praça do Giraldo da minha cidade natal, Évora. Enviei-o para Espanha (achei que um postcrosser do país de nuestros hermanos merecia uma coisa diferente :) ). Ela gostou tanto que me enviou um postal de agradecimento.

Tuesday, February 14, 2006

O Segredo de Chimneys


É a minha leitura actual, que ocupa a minha mesinha-de-cabeceira (sim, ela tem de estar sempre ocupada com algum livro: às vezes muito mais do que um...).

Agatha Christie era, até há poucos dias, uma autora que conhecia através de comentários, pois nunca tinha lido um livro da maior escritora de contos policiais do século XX (a Rainha do Crime, como ficou conhecida).

Estou a gostar bastante do livro, especialmente porque a leitura é muito fácil e não tem descrições a mais, que às vezes acho enfadonhas.

Deixo um link para a página do livro nas Edições Asa e a sinopse:

"O jovem Anthony Cade não podia suspeitar que, ao fazer um favor a um amigo, se transformaria na peça-chave de uma temível conspiração internacional capaz de tudo para impedir que a monarquia fosse restaurada na distante Herzoslováquia.

A Scotland Yard e a French Sûreté não conseguem mais do que andar em círculos – até que se dá o fatídico assassínio em Chimneys, uma mansão onde se esconde um extraordinário segredo…

O Segredo de Chimneys (The Secret of Chimneys) foi originalmente publicado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos em 1925."

O Castelo Encantado


Como sempre gostei e sempre gostarei de livros ditos para crianças, pela magia que transportam através da beleza da linguagem, segui o conselho de uma amiga minha e li este:

O Castelo Encantado (originalmente, Charmed Life) é o primeiro livro da série "Os Mundos de Chrestomanci", escritos por Diana Wynne Jones. Quando puder quero ler o seguinte. :)

Link para a página do livro na Editorial Presença.



Sinopse: Um clássico da ficção juvenil, este livro conta a história de Cat e Gwendolen que ficaram órfãos de pai e mãe. Cat admira muito a sua irmã, não só porque ela é uma graciosa bruxinha, mas porque arranja sempre maneira de saírem de situações embaraçosas. O seu talento é tão notável que já está a iniciar um curso de Magia Superior. Um adivinho augurou mesmo que ela viria a ser famosa e dominaria o mundo. E Cat? Ele está convencido de que, ao contrário da irmã, não tem jeito nenhum para encantamentos. Até que um dia um homem alto e extraordinariamente bem vestido, com um chapéu preto tão brilhante como as botas, veio buscá-los e levou-os consigo para viverem num magnífico e misterioso Castelo… Mas aí, as coisas não correm como eles pensavam, e cada um dos irmãos vai ter surpresas inacreditáveis!...


Gostei especialmente do conceito dos diferentes mundos, que apesar de diferente, me lembra a minha trilogia de fantasia preferida: His Dark Materials (em Português, Mundos Paralelos, escrita por Philip Pullman), e que ouvi dizer que vai ser transformada em filme...

O Códex 632

O Códex 632, de José Rodrigues dos Santos, foi a minha primeira leitura deste ano de 2006.
Gostei mais da história familiar do protagonista do que propriamente da narrativa principal sobre o misterioso documento, o Códex 632.

Recomendo vivamente!

Link para a editora: Gradiva

Sinopse:

"A mensagem enigmática foi encontrada por entre os papéis que um velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer.

MOLOC

NINUNDIA OMASTOOS

Tomás Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em criptanálise e línguas antigas, foi contratado para descodificar esta estranha cifra. Mas o mistério que ela encerrava revelou-se para além da sua imaginação, lançando-o inesperadamente na pista do mais bem guardado segredo dos Descobrimentos: a verdadeira identidade e missão de Cristóvão Colombo.

Baseado em documentos históricos genuínos, O Codex 632 transporta-nos numa surpreendente viagem pelo tempo, uma aventura repleta de enigmas e mitos, segredos encobertos e pistas misteriosas, aparências enganadoras e factos silenciados, um autêntico jogo de espelhos onde a ilusão disfarça o real para dissimular a verdade."

Escola versus Técnico


Escola
Originally uploaded by siriuswhite.



Estando de férias, fui visitar a minha Escola. Andei lá desde o quinto até ao décimo-segundo ano, mas já a visitava regularmente desde os quatro ou cinco anos de idade, porque a minha Mãe é funcionária da Secretaria (que não funciona tão bem quanto devia, é certo, e eu já bastantes vezes me chateei com estas coisas, especialmente nos anos do Secundário. Ainda agora, que já lá não estou, faço por reclamar quando algo não está bem. Pode ser que alguma vez as coisas mudem...).

E ontem fui à Escola, beijinhos para cá e para lá, a Professoras que ainda lá dão aulas, ou a outras que me conhecem mas que nunca foram professoras da minha turma, a funcionárias, o costume. Gosto de lá ir... estar de novo com algumas pessoas que não vejo há algum tempo, tal como os meus amigos de cá.

Ontem também foi dia de Matrículas para o Segundo Semestre no Técnico: tudo com um simples clique do rato, desde as inscrições nas cinco cadeiras que vou estudar a partir da próxima semana, à construção do horário (que não é o melhor do mundo, e espero que ainda mude alguma coisa). E quando falei no assunto das matrículas na secretaria da minha antiga Escola, tudo feito pela Internet (disse eu), toda a gente olhou para mim como se eu vivesse algures numa sociedade tecnológica do futuro...

São estas pequenas coisas que mostram como as coisas mudaram para mim, e que explicam por que as coisas funcionam mal na minha escola. Gosto da mudança. Não é que eu quisesse que as matrículas da escola fossem electrónicas, mas era bom que as coisas começassem a ser feitas com um sentido prático, e que as pessoas pensassem por que é que é preciso um determinado papel, já que isso muitas vezes não acontece...

Monday, February 13, 2006

Postais do PostCrossing

Fiz um set no meu álbum do Flickr, com os postais do PostCrossing. Deixo aqui um link.
Os postais enviados também podem ser vistos aqui e os recebidos, aqui.

:)

Friday, February 10, 2006

Férias

Estou oficialmente de férias!
Sem exames, sem aulas, 100nada!

Agora vou aproveitar estes dias (que são poucos: apenas a próxima semana) para estar com os meus amigos e família e para continuar a deambular pela Internet. Porque essa é uma das actividades que me surpreende sempre!



PostCrossing: devo ter contrato com Finlandeses. Nos últimos quatro dias recebi quatro postais da Finlândia. Não me queixo, até porque são bastante giros, mas gostava de variar mais um bocadinho...

E porque esta imagem tem de ser partilhada (NGC 1309 and Friends) :

Wednesday, February 08, 2006

How to make...

Encontrei um 'quiz' engraçado :)






How to make a jorge
Ingredients:

5 parts intelligence

5 parts ambition

3 parts leadership
Method:
Layer ingredientes in a shot glass. Add a little cocktail umbrella and a dash of lustfulness




E... do Postcrossing: recebi um postal da Finlândia e um dos meus chegou à Bélgica! :)

Tuesday, February 07, 2006

PostCrossing

O PostCrossing é um dos meus passatempos...
Ou uma forma de conhecer sítios por esse mundo fora, através de postais.

A ideia é simples: registamo-nos no site, pedimos ao Sistema para enviar um postal (normal, em cartão, ou feito por nós a partir de uma fotografia ou qualquer outra coisa) e é-nos enviada uma morada para o email com que nos registámos. Escrevemos o que quisermos no postal (desde falar sobre o local onde vivemos a dizer quantos animais de estimação temos, ou simplesmente perguntar se está de chuva ou se faz sol), e não nos podemos esquecer de escrever a PostCard ID (uma coisa do género, "PT-1234", em que as duas primeiras letras são do código do país de origem e os números correspondem aos postais enviados a partir desse país). Enviamos o postal por correio normal (snail mail, como algumas pessoas lhe chamam, dada a lentidão do serviço comparativamente ao e-mail), e esperamos que a pessoa registe o nosso postal quando lhe chegar às mãos (graças à PostCard ID). Nessa altura o Sistema sabe que o nosso postal chegou, e ingressamos numa lista dos utilizadores que vão receber postais a seguir. Quando outra pessoa (que não a mesma a quem enviámos o nosso postal) pedir ao Sistema para enviar outro postal, a nossa morada é enviada apenas a essa pessoa, e ela envia-nos um postal, com a sua própria postcard ID. Quando recebemos um postal, vamos ao site registar a ID que vem lá escrita, e a pessoa que nos enviou vai para o fim da lista de pessoas que vão receber um postal a seguir.

Com isto faz-se um ciclo, em que recebemos pelo menos um postal por cada um que enviamos, já que quando há mais pessoas a pedir para enviar um postal e a lista das que vão receber já não tem ninguém, o Sistema escolhe um utilizador ao acaso (de outro país que não o da pessoa que envia) e daí podemos receber mais postais do que os que enviamos. Isto, claro, em teoria, pois às vezes os postais perdem-se, ou porque as moradas são ilegíveis, ou porque se estraviam no transporte. Mas isso ainda não me aconteceu (e espero que não aconteça!), e já estou nisto desde o início do ano (2006).

Qual o objectivo?

Bem, para pessoas como eu (e a maioria dos membros do PostCrossing), que gostam de conhecer outros locais do Mundo e manter contacto com outras pessoas de outras culturas, com outras ideias, este projecto é ouro sobre azul, como se costuma dizer.
Com o PostCrossing podemos manter contacto com as pessoas que nos enviam postais, bem como aquelas a quem nós enviamos. Às vezes não voltamos a falar com elas para além de uma ou duas mensagens, mas outras vezes vamos trocando ideias sobre o que quer que nos apeteça, e podemos perguntar coisas sobre a cidade ou país da outra pessoa. É, assim, uma boa maneira de conhecer outros locais deste Mundo, que tem ainda tanto para ser explorado...

Com isto dou a conhecer o projecto, partilhando-o com outros que podem também querer tornar-se PostCrossers! Aconselho vivamente!

Ainda hoje recebi mais um postal, da Grã-Bretanha. :)

Aqui fica o meu mapa relativo a hoje:



Até agora enviei 10 postais (trajecto a vermelho no mapa) para: Rússia, Canadá, Alemanha, Estados Unidos da América (3), Noruega, Brasil, Nova Zelândia e Finlândia, e enviei mais cinco que ainda não chegaram aos destinos; recebi 7 (viagem a azul no mapa) de: Grã-Bretanha (2), Estados Unidos da América (3), Alemanha e Finlândia!

Monday, February 06, 2006

O Senhor dos Ribossomas

Esteve em Portugal há dois dias, para apresentar um colóquio na Universidade do Minho, o Professor Arthur B. Pardee (da Harvard Medical School e do Dana-Farber Cancer Institute).
Este senhor estuda as células há mais de sessenta anos, e foi ele um dos cientistas que descobriu os Ribossomas (organelos celulares responsáveis pela síntese de proteínas no interior das células). Ao longo dos anos tem vindo a interessar-se pelo problema do cancro, e tem descoberto algumas coisas, sendo responsável por alguns dos avanços científicos que permitem hoje tratar um pouco melhor a doença.

Mas o motivo por que o estou a citar hoje tem a ver com uma coisa que disse. O Professor diz que os cientistas têm novas ideias para travar o cancro e há esperança de novas melhorias. Já foram feitos testes em ratinhos e os resultados são promissores, uma vez que ele afirma que foi possível monitorizar a doença; Agora serão feitos testes em pessoas, e por isso a esperança (a dele, a minha, e certamente a de muitas outras pessoas) continua a fazer-nos seguir em frente!

Sunday, February 05, 2006

Descoberta

As galinhas afinal têm dentes!

E posso prová-lo:







E é assim que as pessoas ficam depois de ver o filme Chicken Little.

Bonecos de cá

Nas minhas deambulações diárias pela blogosfera, ando sempre a ver coisas novas. Sabem como é, salta-se de link para link e às tantas não sabemos onde estamos. Na vida real estaríamos "perdidos", no cyberespaço fizemos uma descoberta. E as minhas descobertas às vezes são mais interessantes que outras... como bom Português, acho que descobrir está-nos no sangue... Se em 1500 houvesse Internet, não tínhamos chegado ao Brasil mas sim ao site da Mônica...

Mas tudo isto para dizer que gostei bastante de descobrir um boneco sobre um sítio que conheço bem. O Monte Virgem, na Serra d'Ossa, foi captado em boneco por alguém que não conheço, mas de quem passei a gostar quando vi que andou por estas bandas do Alentejo (tenho de pensar em registar esta frase... dava um bom spot) a bonecar sítios que conheço, como o Alto da Vigia e o Talefe da Serra d'Ossa...

E porque as descobertas continuam, vou descobrir o que é o almoço hoje.

Saturday, February 04, 2006

Dia Mundial do Cancro

Hoje é o Dia Mundial do Cancro. Este ano é dedicado ao tema "O Cancro na Criança", e em mais de oitenta países há actividades para lembrar esta problemática e chamar a atenção de todos para esta doença.

O Cancro é um dos grandes problemas de saúde dos nossos dias, e acredito que possa ser o grande problema deste século. Gostava de poder contribuir para algumas melhorias nesta área, se tiver a oportunidade de trabalhar/investigar este problema.

Ao participar em sites relacionados com histórias (fan fiction) inspiradas pelo Harry Potter, conheci muitas pessoas (especialmente dos Estados Unidos), e entre elas conheci e mantive contacto por vários meses (mais de dois anos) com uma menina e o pai dela. A Katie e o Dave O'Brien eram uma dupla a escrever uma história fantástica, intitulada Anna Grayson and the Order of Merlin, talvez melhor que as escritas pela própria J.K. Rowling. Li os primeiros capítulos e escrevia o meu comentário sobre cada um, obtendo sempre resposta às minhas perguntas e sugestões. A partir daí mantive contacto regular com o Dave e a Katie. Foi então que me contaram por que tinham começado aquela história. Na verdade, era a Katie quem escrevia a história, o pai apenas corrigia certos pormenores e enviava para o site para ser publicada - as ideias eram todas da sua "Little Red Head". A Katie tinha começado a história da Anna Grayson quando estava no hospital, a recuperar de tratamentos contra a sua leucemia. Após algumas semanas em casa em que tudo tinha regressado a algo mais próximo da normalidade, a doença voltou a atacar, e a Katie foi novamente lançada para uma cama de hospital. Sessões de quimioterapia e radioterapia que faziam doer o coração aos pais e aos leitores não a faziam parar de contar a história da sua personagem Anna Grayson, que era certamente uma imagem daquilo que a Katie gostaria de ser: a heroína de uma história de grande amizade e amor familiar. A história ia progredindo e eu apreciava a forma como uma menina de onze anos conseguia ter tanta imaginação!
Após muitos meses, finalmente o irmão, Chris, concebido para a salvar, pôde dar-lhe com muita alegria um pouco da sua medula. O transplante decorreu com grande hesitação por parte da família, mas a Katie não parava de escrever (e o pai de nos contar em fórums de opinião sobre a história como ela ia, como era a recuperação, e não deixava de publicar os novos capítulos).
A força de vontade da Katie foi algo que me tocou bastante. Em emails que trocava com o pai (que lhe transmitia os meus desejos de boas melhoras e de força, a que ela respondia sempre com muita esperança), fiquei a conhecê-los como se estivessem aqui mesmo ao lado...
A Katie concluiu a sua história (com quarenta e três capítulos), três dias antes de falecer. No dia 9 de Março de 2005, Katie O'Brien deixou-nos com muitas saudades, mas não sem um final da sua história, que era o que a fazia prosseguir.
O Pai publicou os restantes capítulos durante alguns meses, e todos os leitores ficaram deliciados com a história.

E com isto eu conheci de perto a Katie (apesar de estarmos a milhares de quilómetros de distância), e o seu caso. E no dia em que ela morreu, prometi a mim mesmo que, se um dia tiver a oportunidade de poder contribuir para avanços científicos ou tecnológicos ou outros na área da oncologia, farei o meu melhor para tentar puxar pessoas fantásticas como a Katie de novo para a vida. Porque pessoas como ela não há muitas, e o cancro não se deveria apoderar de pessoas assim.

Assim deixo o meu testemunho para nos lembrarmos dos que lutam diariamente contra este Mal, uma luta tão difícil que magoa muita gente, tanto os doentes como aqueles que todos os dias lidam com eles.

Katie, ficarás para sempre na minha memória...

Wednesday, February 01, 2006

Neve: imagens


Escola Moraes
Originally uploaded by siriuswhite.
Nevou bem no Redondo e em vários outros locais em Portugal... aqui ficam algumas fotografias desse dia (29 de Janeiro de 2006) para nos lembrarmos, já que é um fenómeno raro por estas bandas do Alentejo...





Coreto e Fonte do Jardim
Originally uploaded by siriuswhite.





Árvores mutantes
Originally uploaded by siriuswhite.





Boneco de Neve e Eu
Originally uploaded by siriuswhite.





Overview
Originally uploaded by siriuswhite.





Jardim branco
Originally uploaded by siriuswhite.





Rosa
Originally uploaded by siriuswhite.





Tentativa de boneco de neve
Originally uploaded by siriuswhite.





Pés na neve
Originally uploaded by siriuswhite.





Parque de diversões
Originally uploaded by siriuswhite.





Amigos
Originally uploaded by siriuswhite.





Ovelhas
Originally uploaded by siriuswhite.